Viajar é sempre uma aventura. É o momento de ter novas experiências e conhecer novas culturas. Em cada país, o viajante vai notar pequenas diferenças de hábitos cotidianos, superstições ou de tradições religiosas. Nos Estados Unidos, é obrigatório deixar gorjeta, mas sabia que no Japão a gorjeta é uma ofensa?
As diferenças fazem parte da viagem, por isso é muito importante pesquisar bem e ver dicas de outros viajantes sobre o lugar de sua próxima viagem. Ao visitar uma mesquita, mulheres precisam cobrir os cabelos e os ombros. Em Marrocos, peça autorização antes de tirar fotos das pessoas. Veja outros costumes importantes na imagem feita por um site inglês de seguros de viagem:
Traduções:
- França: Não fale ou pergunte sobre dinheiro.
- Ucrânia: Não presenteie um número ímpar de flores.
- Nova Zelândia: Não buzine ou você insultará as pessoas.
- Índia: Não toque o sexo oposto em público.
- Japão: Não deixe gorjetas.
- México: Não se ofenda com as piadas dos locais.
- Noruega: Não pergunte sobre ir a igreja.
- Turquia: Não faça o gesto de “OK” com as mãos, é muito ofensivo.
- Reino Unido: Não pergunte quanto as pessoas ganham.
- Irlanda: Não tente imitar o sotaque irlandês.
- Alemanha: Não dê parabéns antes da data de aniversário.
- Quênia: Não chame as pessoas pelo primeiro nome.
- Chile: Não coma com as mãos.
- Singapura: Não coma no transporte público.
- Estados Unidos: Não esqueça de deixar gorjeta.
- Itália: Não peça cappuccino em restaurantes.
- Hungria: Não bata os copos ao brindar.
- China: Não dê relógio ou guarda-chuva de presente -
10 coisas que você provavelmente não sabia que podem ser letais
Doritos e café são mais perigosos que a maconha
01/09/2015 - 13H09/ ATUALIZADO 13H0909 / POR ISABELA MOREIRA*OUÇA A REPORTAGEMDas coisas perigosas da vida todos nós sabemos: cianeto e venenos em geral. Mas substâncias e combinações inusitadas também podem levar à morte. Conheça 10 delas:
1) 70 copos de café possuem cafeína o suficiente para matar uma pessoa de 70kg. Tal quantidade da substância pode causar palpitações no coração que, por sua vez, levam a uma parada cardíaca.
2) 13 shots consecutivos de bebidas alcoólicas também podem ser letais. Como o álcool é um calmante, a parte do cérebro que controla funções básicas da vida, como respiração e batimentos cardíacos, pode desligar.
3) Se um indivíduo parar de beber água e começar a consumir muito sal, as células dele começarão a encolher, causando um transtorno no metabolismo chamado hipernatremia, que pode ser fatal.
4) Mas um excesso de líquido também pode ser problemático. Em 2007, uma mulher morreu na Califórnia, nos Estados Unidos, ao beber seis litros de água de uma vez só. Acontece que essa quantidade de H20 em um curto período faz com que as células do cérebro inchem, causando dor de cabeça, ataques epilépticos, comas e, eventualmente, a morte.
5) Ficar quatro minutos com a respiração presa com a cabeça na água é o suficiente para causar danos no cérebro. Mais dois minutos pode levar a pessoa à morte. A exceção fica por conta de mergulhadores, que são treinados para ficarem mais tempo sem respirar debaixo da água.
6) A altura a partir de 8 mil metros acima do nível do mar é uma à qual o corpo não consegue mais se habituar. Ela é conhecida como a zona da morte. Ser alto demais também pode criar dificuldades para o corpo. Nos anos 30, um estadunidense chamado Robert Pershing Wadlow cresceu até os 2,7 metros de altura. Isso fez com que ele tivesse problemas no sistema circulatório e muita pressão em seus ossos. A dificuldade do corpo de Wadlow em se habituar ao tamanho dele fez com que morresse aos 22 anos.
7) Parece brincadeira, mas chocolate demais pode ser letal. Isso porque o doce possui uma substância chamada de teobromina que, em excesso, pode causar desitratação, problemas digestivos, ataques epilépticos e morte. Para um humano chegar a esse ponto, ele precisaria consumir 85 barras grandes de chocolate ao mesmo tempo.
SAIBA MAIS8) Uma pessoa precisaria comer 22kg de maconha ou fumar 680kg da droga em 15 minutos para correr algum risco de morrer.
9) Escutar música alto demais, passando de 185 decibeis, causa pressão o suficiente para explodir seus pulmões.
10) Estudos mostram que o máximo que uma pessoa consegue ficar viva sem dormir são 11 dias.
-