As tartarugas terrestres normalmente têm a sua origem no centro e norte da Argentina. As tartarugas terrestres necessitam de bastante espaço. Podem ser mantidas em casa, sempre e quando têm um espaço dedicado a elas. Se temos um espaço aberto ao exterior, podes fazer-lhes uma casa fechada.
Nas lojas de animais geralmente vendem umas espécies de parques para tartarugas, mas devemos ter em conta que tem de ter espaço suficiente para uma pequena banheira onde ela pode refrescar-se, um bebedouro, uma zona de passeio e uma zona coberta.
É recomendável deixá-las soltas pela casa para que andem e façam algum exercício. Também necessitam de se exporem ao sol pelo menos uma ou duas horas por dia, sempre quando elas o exijam.
Regra geral, as tartarugas de terra vivem uns 50 a 60 anos, apesar de ser frequente que durem 80 ou mais.
As tartarugas se reproduzem através de ovos. As fêmeas põem ovos a partir dos 12 a 15 anos de idade, na época de Primavera – Verão. Pode acontecer que a fêmea ponha ovos sozinha, sem ajuda do macho. Esses ovos não são férteis.
Quando a temperatura diminui e as horas de sol são mais reduzidas, as tartarugas terrestres diminuem a sua actividade, ficando paradas até que as condições melhorem. Mesmo assim, existem casos em que se as tartarugas estiverem num ambiente fechado e quente, podem reduzir o tempo de hibernação, ou mesmo eliminar este tempo. Isto geralmente ocorre com tartarugas em cativeiro.
Umas das tartarugas terrestres mais famosas são possivelmente a tartaruga de caixa, da qual existem várias subespécies. Estas tartarugas podem superar facilmente os cem anos de idade. Têm também a características peculiar de poderem se esconder por completo dentro da sua carapaça quando as outras espécies apenas podem fazer em parte.
Outras espécies também conhecidas são a tartaruga radiada, a tartaruga do norte e a tartaruga Hermann, que é omnívora.