Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.6/5 (5 votos)



ONLINE
1






Os PEIXEs

CURIOSIDADE SOBRE OS CAVALOS MARINHOS:

São os machos dos cavalos-marinhos que engravidam, e não as fêmeas!

 

Além de exibir um comportamento monogâmico, onde o casal permanece junto até o desaparecimento de um deles, os cavalos-marinhos apresentam um elaborado comportamento de corte.

O macho escolhe uma fêmea e a corteja, nadam juntos e enlaçam suas caudas. Através de contrações musculares da parede da bolsa incubadora do macho, ele abre seu orifício, solicitando que a fêmea deposite seus óvulos. Após algumas horas ou até dois a três dias de corte, ocorre a cópula: através de movimentos sincrônicos do casal, a fêmea introduz seu ovopositor (estrutura exteriorizada somente no momento da cópula) no orifício da bolsa incubadora do macho e transfere todos os seus óvulos; em seguida, o macho libera seus espermatozóides e..., está grávido! O período de "gravidez do macho" em cavalos-marinhos varia com a espécie e temperatura da água. Para a espécie brasileira Hippocampus reidi, este período se estende de 12 à 20 dias, dependendo da temperatura, sendo mais freqüente 12 dias para uma temperura média de 28 C. O nascimento dos cavalos-marinhos ocorre, normalmente à noite, o macho apresenta contrações musculares, forçando a expulsão dos filhotes pelo mesmo orifício por onde entraram os óvulos. Ao nascimento, os alevinos estão completamente formados, sendo cópias dos adultos. São capazes de natação e alimentação independentes e, a partir daí, não existe mais cuidado dos pais com a prole. Um macho de Hippocampus reidi incuba em média 600 embriões em sua bolsa a cada gestação.

 

        

Resultado de imagem para cavalo marinho gravido

 

 

Como a baleia se reproduz ?


As baleias estão entre os mamíferos que se reproduzem mais lentamente; após uma gestação de aproximadamente um ano, as jubartes dão à luz um único filhote, que permanecerá sendo amamentado e inteiramente dependente da mãe durante pelos menos outro ano inteiro. Assim, em geral uma baleia adulta terá um filhote a cada três anos somente.
A cópula das baleias jubarte nunca foi observada.
O “bebê-baleia” já nasce com cerca de 4 a 5 metros de comprimento e podendo pesar até umas 5 toneladas. Inicialmente muito apegado à mãe, de quem se separa apenas ocasionalmente, aos poucos vai aprendendo a explorar seu ambiente e a fazer movimentos mais vigorosos, que ajudarão a preparar seu jovem corpo para o árduo, porém inevitável, exercício da migração de volta às áreas de alimentação no verão. No ano seguinte, o filhote já com cerca de 8 metros passará a viver sozinho as aventuras da migração, até que atinja a maturidade sexual, a partir dos 5 anos e possa acasalar-se.